A Internet possibilita que os usuários tenham acesso a muito mais opções de serviços, e isso inclui a forma de ver televisão.
Além de assistir aos programas pela TV, é possível agora acompanhá-los pelo navegador e até por um sistema de transmissão chamado IPTV.
Essa tecnologia já é oferecida por várias empresas no mercado, com a vantagem de possuir um custo inferior às operadoras de TV por assinatura convencionais.
O que é IPTV?
IPTV quer dizer “Internet Protocol Television”, ou seja, é um sistema de televisão que chega aos clientes por meio de sinal de Internet.
Pode parecer que ele “aposenta” o aparelho de televisão para que as pessoas assistam aos programas somente por app ou computador, mas não funciona assim.
O IPTV também pode ser acessado usando TVs mais antigas e, claro, pelas Smart TV´s.
O sinal de programação é muito moderno, e essa condição proporciona ótima imagem para qualquer tipo de canal, assim como excelente som.
O que é necessário para instalar o IPTV?
Para quem tem um computador ou uma Smart TV, será necessário unicamente ter conexão à internet para instalar o IPTV – e ela pode ser de 2 MB ou superior.
É claro que, com essa velocidade, os telespectadores terão a qualidade básica de programação.
Para o Ultra HD, é preciso providenciar 5 MB de velocidade; para assistir aos canais com qualidade mediana, bastam 3 MB, ressaltando-se que a qualidade mediana citada é correspondente às imagens de DVD.
No caso de o telespectador desejar assistir IPTV usando smartphone, terá de fazer o download de algum aplicativo que ofereça essa possibilidade.
Para que o IPTV funcione em uma televisão comum, o telespectador precisará comprar uma espécie de conversor.
Quais são os tipos de receptores de IPTV?
Os aparelhos de IPTV servem para as televisões receberem a transmissão banda larga, mas eles também repassam conteúdos televisivos comuns, como os da TV aberta.
Para que esses receptores sejam considerados legais, é obrigatório que o seu usuário faça uma assinatura desse tipo de serviço.
Isso significa que apenas colocar o receptor de IPTV é o mesmo que instalar um decodificador pirata.
Destaca-se que cada fabricante cria o seu firmware, que é um software embutido no receptor.
Em quais dispositivos é possível assistir IPTV?
O sistema IPTV é altamente acessível, e é possível assisti-lo nos seguintes dispositivos:
- Tablets
- Smart TV´s
- TV´s comuns
- Smartphones de vários tipos
- Computadores
- Notebooks
Como assinar IPTV?
Se o consumidor escrever “Assinatura IPTV” no seu navegador, verá muitas empresas que oferecem esse serviço de IPTV pago.
É como se fosse qualquer outro serviço de streaming, mas que traz canais de televisão.
Em alguns, os clientes podem escolher assinatura de mensal a anual: para quem nunca usou IPTV, é mais seguro selecionar o plano mensal.
As pessoas que têm televisão em casa podem julgar que um serviço de streaming assim é desnecessário.
Contudo, existe um benefício que acaba por convencê-las: é a imagem e o som, que são muito melhores que as transmissões comuns de TV a cabo.
Qual é a lista de canais que o IPTV oferece?
A lista de canais IPTV é definida de acordo com a empresa que fornece o serviço: em algumas, pode chegar a 5.000 canais.
Esses canais são de todo tipo de assunto, incluindo culinária, séries, jornalismo, programação variada, documentários, desenhos, esportes, filmes e muito mais.
Salienta-se ainda que o serviço de IPTV também tem canais apenas de músicas: quem não quer assistir a nada no momento, pode transformar o serviço em uma espécie de Spotify.